terça-feira, 18 de dezembro de 2007

À memória

Ainda sobre a história e acção da Resp. Loja Estrela D’Alva, recordamos alguns dados históricos sobre a retoma dos trabalhos a seguir à liberdade de Abril.

No dia onze de Dezembro de mil novecentos e setenta e quatro, reuniu-se no Grande Oriente a Loja Estrela de Alva, estando presentes catorze dos seus elementos.

Desde então, foram momentos para recordar o que foi a vida da Loja na clandestinidade, não podendo deixar-se de elogiar a resistência dos Irmãos e o regozijo pela recuperação dos preceitos rituais e a satisfação por poderem-se reunir em casa própria. Apesar da satisfação, tratou-se de facto de uma ocasião digna de se citar a obra notável de Zaconi e voltando ao momento, em que sendo homens livres, e por isso, um homem que não é livre não é nada.

Momentos também para dissertar sobre o que é a Maçonaria, nomeadamente: os princípios e razões de existência; Ritos maçónicos, projectos para o futuro, que consiste em educar e instruir e o que deve a humanidade à Maçonaria.

Sobre a Resp. Loja Estrela D’Alva, muito já foi dito, que de pobre de elementos e de valor nunca padeceu e disso, atestam nomes dos seus elementos, que infelizmente já falecidos e homenageados à data do dia cinco de Junho de mil novecentos e setenta e cinco, nomeadamente: Professor Tomás da Fonseca, escritor; Capitão Lopes Soares, comandante da PSP; Júlio da Silva Rêgo, funcionário público; Martins Canhoto, sargento da marinha; Heitor Pereira, comerciante; Engenheiro Teodoro Robert, industrial; Professor Sousa Carvalho, Casa Pia; Pires Marques; José Tendeiro, regente agrícola; Domingos Lourenço Fernando, comerciante; José Rodrigues, maquinista de curso: Álvaro Evangelista, maquinista; Ernesto Ferreira, industrial; Firmino Silva, funcionário público; Jaime Gaudêncio, industrial; Gomes da Costa; Dr. Santos Moita, médico; Capitão Ramiro Gomes Pereira, advogado; Almirante João Cerejo; Santos Ferreira, chefe de Repartição; Hermano da Fonseca, funcionário de justiça; Barreto Monteiro, despachante oficial; Comandante João Carlos Costa, marinha de guerra; Alípio Alves; Henrique Pires, funcionário público; Julião Custódio, Industrial; Félix Baptista, sargento de marinha; João de Matos, funcionário público; Joaquim Pizarro, funcionário superior dos CTT e Raul Feteira, industrial.
A estes Maçons e outros que se lhes seguiram, dos vivos, tecem-se elogios, pela dedicação prestada, apelando-se para que seja continuado o seu trabalho.

Autor: Júlio Verne

Sem comentários: