terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Exposição de Pintura

Exposição de Pintura denominada "Essência Maçónica" da artista Sílvia Soares

Esta exposição está patente em: Rapósmolhus Restaurante / Galeria na Estrada Exterior da Circunvalação, nº 12016, 4460-282 Srª Hora- Matosinhos. Tendo em referência o Norte Shopping em direcção a Hospital Prelada ... Rotunda Produtos Estrela ... Staples ... O Rapósmolhus situa-se do lado oposto, junto bombas Esso. A expoisção pode ser visitada até 15 de Janeiro de 2008.

A artista Sívia Soares nesta exposição elaborou um conjunto de obras que tratam a Arte Real, essencialmente no seu carácter simbólico e tem como principal objectivo enaltecer a Maçonaria no seu expoente máximo.
Eis um resumo do quadro "Essência Maçónica" que deu origem ao título da exposição "A afirmar com convicção e, em simultâneo, a justificar a obra em si, estão representadas as colunas simbolizadoras dos limites do mundo criado, da vida e da morte, dos elementos masculino e feminino, e de tudo o que se pode considerar como activo e passivo; o pavimento em mosaico representado pelo chão em xadrez de quadrados pretos e brancos, com que devem ser revestidos os templos maçónicos e que reflectem a diversidade do globo e das raças, unas pela Maçonaria e com a oposição dos contrários, bem e mal, espírito e corpo, luz e trevas. Nele estão transcritos os fulcrais pensamentos e acções que regem a Ordem Maçónica: Justiça Social, Fraternidade, Aclassismo, Aperfeiçoamento Intelectual e Democracia = Igualdade.A escadaria apresentada é como uma espécie de guia que nos conduz ao ex-libris da simbologia: o esquadro e o compasso. O Esquadro resulta da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da rectidão e também da acção do Homem sobre a matéria e sobre si mesmo. Significa que devemos regular a nossa conduta e as nossas acções pela linha e pela régua maçónica, temendo Deus como criador do Universo, a quem temos de prestar contas das nossas acções, palavras e pensamentos. Emite, de igual modo, a ideia inflexível da imparcialidade e precisão de carácter e simboliza a moralidade enquanto que o Compasso simboliza o espírito, o pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também o relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas".

Autor: Júlio Verne

1 comentário:

Anónimo disse...

quem gosta de um boa exposição, com belas obras e uma organização fantástica, então não percam esta!!!
a Silvia merece, e a arte em Portugal tambem