terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Quem é o Aprendiz?

O aprendiz é a pedra bruta que foi escolhida na pedreira para ser desbastada e se tornar uma pedra de forma cúbica. A pedra bruta representa a natureza humana no estado primitivo, ainda bruta, rude, rústica, não trabalhada, imperfeita e cheia de arestas. É a imagem do homem sem introdução, com defeitos, vícios e paixões.
O aprendiz é simbolicamente comparado à pedra bruta antes de ser instruído nos mistérios maçónicos, devendo estudar para adquirir o simbolismo do seu grau, sua aplicação e interpretação filosófica. Deverá trabalhar constantemente para aperfeiçoar-se assimilando novos conhecimentos e consequentemente buscando auto conhecer-se, aparando as arestas do seu espírito.
Como maçom, desenvencilhando-se dos defeitos e paixões, para se tornar pedra cúbica ou polida e concorrer à construção moral da humanidade que é a verdadeira obra da maçonaria. Quando conseguir desbastar a pedra bruta, o aprendiz terá vencido a primeira batalha, vencendo-se a si mesmo e desfraldando a bandeira de sua evolução interior, sem perder de vista aquele fosco pedaço de granito e com o fito de diminuir as suas imperfeições. Propõe-se a descobrir de vez, seus defeitos, suas fraquezas seus deslizes e suas vaidades. Identifica-se, então, com o período de lapidação do seu ego, adaptando-se melhor aos costumes observados nas reuniões de seus irmãos e vai tornando-se mais puro e mais apto para pugnar pela felicidade do género humano.

É para realizar esta tarefa que ele trabalha com as ferramentas do aprendiz. O maço é o símbolo da vontade de trabalhar, esta vontade, guiada pela inteligência, habilita-nos a desejar o bem e o justo, impulsionando-nos à acção. O maço representa a força de vontade necessária para dominar as paixões.
O cinzel representa a inteligência, pois é o cinzel que direcciona a força do maço rumo às imperfeições da Pedra Bruta. Só a força não consegue tirar com perfeição os defeitos da mesma. É necessário que o cinzel encaminhe esta força ao ponto exacto e arranque com a sua ponta contundente a imperfeição percebida pelo aprendiz. O cinzel significa o livre arbítrio que é dotado o homem, manifestando-se nele na proporção do seu desenvolvimento espiritual. O homem comporta-se de acordo com as concepções formadas em seu coração, e recebe o fruto de seus pensamentos e de suas acções.

Para finalizar gostaria de dizer que este trabalho não significa a última macetada, pois não é última macetada que transforma a pedra bruta em pedra cúbica, mas sim a soma de todas elas!

Autor: Jacques De Molay
(Este trabalho foi efectuado com base no estudo e pesquisa: Grupo Maçom Orvalho do Hermom; O Aprendiz de Maçom , Assis de Carvalho , Ed. A Trolha; Curso de Maçonaria Simbólica, Theobaldo Varoli Filho, Gazeta Maçônica; Cartilha do Aprendiz , José Castelani; Maçonaria, um Estudo Completo , Júlio Doin Viera)

Sem comentários: