terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Solstício de Inverno

A Maçonaria tem duas festas anuais celebradas em todos os países onde se encontra estabelecida; as Festas de S. João. Comemoradas em 24 de Junho, no Solstício de Verão, dedicada a S. João Baptista e, a segunda, a 27 de Dezembro, no Solstício de Inverno, consagrada a S. João Evangelista. O Solstício de Verão é o Solstício da Esperança! O Solstício de Inverno e o reconhecimento do Verbo! Estas festas nada mais são do que a perpetuação do antigos cultos à fertilidade, comemoradas pelos teutónicos, gregos e outras civilizações antigas.
Aproxima-se mais um Solstício de Inverno, em que viveremos a noite mais longa do ano, no nosso hemisfério, como que num recolhimento uterino desejado.
O Sol afastou-se do hemisfério norte. O Inverno é a época para semear.
Os frutos da colheita anterior já se encontram recolhidos. É o momento para seleccionar os melhores frutos, obter as suas sementes e voltar a semear, porque há frutos que se estragaram, apodreceram ou não se desenvolveram. Há que eliminar estes e guardar os melhores.
Há mais frio e mais escassez de tudo.
Os membros da tribo reúnem-se à volta da fogueira onde há luz e calor. O fogo é a representação do Sol que se ausentou. Juntos apoiam-se e compartilham do que têm. O momento transforma-se então, em celebração e cerimónia.
É a noite da solidariedade, do amor e da esperança!

Que este Solstício nos traga de volta à comunhão com as coisas do Universo e com o Universo das coisas da Natureza…
Que as luzes dos centros comerciais e outros holofotes não sejam demasiado ofuscantes e nos permitam, ainda, uma certa dose de humanidade, de reconciliação dos afectos…
Que a esperança se faça verbo, imagem e certeza….

Estamos convosco, desejando-vos um Solstício de LUZ e saudando o RENASCIMENTO de todos Nós.

Autor: Júlio Verne

Sem comentários: