terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Maçonaria

A Maçonaria não é uma seita, já que não procura a submissão dos seus membros a nenhum guru ou a nenhum líder, mas prepara cada um dos seus membros para um caminho personalizado até à mestria em si mesmo.

Não admite menores nas Lojas e dirige-se a pessoas livres, dotadas de autonomia como indivíduos. A Loja não submete os seus membros a nenhum tipo de direção espiritual. A Loja, na Maçonaria liberal, reúne a dupla condição de grupo iniciático e de sociedade de pensamento.

O método maçónico implica-nos racional mas também emocionalmente, apela à nossa parte verbal, racional e consciente, mas também à nossa parte não-verbal, afetiva e inconsciente.  

A Maçonaria não é um sindicato de interesses nem uma mútua, ainda que se comprometa a ajudar os seus membros na medida das suas possibilidades e dentro do que é lícito.

Não é um clube social, ainda que em seu redor possam nascer vínculos de amizade pessoal e de relação social.

Não é uma organização de caridade, ainda que possa aprovar a criação e a manutenção de atividades humanistas e de bem-estar social.

Por último, não compete com nenhuma confissão religiosa nem com nenhum partido político, ainda que adira ao valor político da liberdade e ao respeito dos direitos humanos.


Autor: Álvaro

Sem comentários: