terça-feira, 7 de junho de 2011

Violência Social

Maçons preocupados com a escalada de violência
Maçons de todas as tendências e obediências têm vindo a expressar, nas suas Lojas, uma crescente preocupação face à escalada de violência na sociedade portuguesa.
Tiroteios em centros comerciais, confrontos entre grupos étnicos, agressões entre 'gangs' rivais, assaltos à mão armada a estabelecimentos e a casas particulares, violência agravada e crescente sobre idosos e crianças, e até entre crianças, violência doméstica, violência no discurso privado e no discurso público, violência nas ruas e nos locais de trabalho e de lazer, banalização do confronto físico, do uso de armas e mesmo do homicídio – são algumas expressões preocupantes da violência que, nos últimos meses, tem vindo a aumentar exponencialmente no nosso País, de forma alarmante.
A acção dos legisladores e dos poderes públicos tem-se centrado nos meios repressivos, através do reforço da intervenção policial e dos instrumentos de contenção dos actos violentos.
É compreensível que assim se proceda. Contudo, num quadro generalizado de crise económica e de valores, a acção de simples controlo da violência 'a posteriori' não poderá, por si só, conduzir a um clima de apaziguamento, tão necessário para que o País e os portugueses possam entregar-se à tarefa da recuperação do seu bem-estar, da sua dignidade e do seu direito à felicidade.
Um esforço de consciencialização para o grave problema da violência deve também ser responsabilidade de educadores, jornalistas, juristas, legisladores, políticos e, de um modo geral, de todos os agentes sociais cuja palavra possa ser ouvida num momento de perturbação e crise.

Os maçons portugueses não podem, no campo de trabalho social e espiritual que é o seu, alhear-se deste problema ou enjeitar responsabilidades. É nesse sentido que o Grémio Alexandria, consciente de que reflecte as preocupações dos maçons portugueses, exorta a um reforço dos valores da solidariedade e da fraternidade e faz um apelo para que todos aqueles que têm voz a usem na prevenção da violência social e na defesa dos princípios humanitários que inspiram os homens de bem e constituem o fundamento da própria Ordem Maçónica.

Autor: Com a devida vénia do Grémio Alexandria
O Grémio Alexandria é uma associação informal de maçons dedicada à reflexão sobre a vida em sociedade. Não reflecte a posição oficial de qualquer Loja ou Jurisdição maçónica, apenas se reclamando dos valores e princípios da Maçonaria Universal. (gremioalexandria@gmail.com)

Sem comentários: