sábado, 15 de dezembro de 2012

104.º Aniversário da Respeitável Loja Estrela D'Alva

O nome “Estrela d’Alva” foi dada pela primeira vez em Portugal a esta Loja, em Coimbra, no ano de 1871 e manteve a sua actividade até 1873.  
Mais tarde, em 1908 retomou a sua actividade com o n.º 289, o que indicava que era regular e estava inscrita no Grande Oriente Lusitano. Em 1919, ao Vale de Algés, instalou-se em Lisboa trabalhando regularmente e mantendo o Rito Escocês Antigo e Aceite. Em 1937, fez uma incursão pelo Rito Francês. Finalmente, em 1945 adoptou definitivamente o REAA, mantendo a sua actividade ininterrupta até à presente data.  
A sua existência foi quase toda passada na clandestinidade, no entanto, manteve sempre o seu trabalho e as colunas erguidas até ao 25 Abril de 1974. Após, esta data histórica para o povo português, apresenta-se a trabalhos ao Grande Oriente Lusitano e em 11 de Dezembro de 1974, neste Palácio, realiza a primeira sessão em Liberdade com a presença de 16 Obreiros que vinham todos da clandestinidade.  
Tem como divisa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade, como desígnio: Pátria e Liberdade e como timbre: ‘’Augusta, Benemérita e Respeitável Loja Capitular, Areopagita e Consistorial Estrela D’Alva n.º 289 sob os Auspícios do Grande Oriente Lusitano”.  
Nestes anos de trabalho existiram múltiplos acontecimentos, como a Implantação da Republica, Estado Novo e a sua Ditadura, a privação da Liberdade e dos Direitos Humanos, a clandestinidade, uma guerra colonial, o alvorecer da Liberdade em Abril de 74, entrelaçando-se com a história do Grande Oriente Lusitano e da Maçonaria Portuguesa.  
Muitos dos seus Obreiros, abnegadamente, com empenho, com sacrifício da sua vida, mesmo correndo vários perigos com a ditadura, entregaram-se à causa da Maçonaria e nunca hipotecando sua cidadania e a defesa intransigente dos Direitos Humanos, vieram a exercer vários e importantes cargos em Loja e nos vários órgãos Grande Oriente Lusitano, salientando aqui os mais recentes:  
- João Carlos Costa, VM e Órgãos do GOL de 1919 a 1931. 
- Raul Weelhouse, VM e Órgãos do GOL de 1931 a 1944. 
- Luis Bettencourt, VM e Órgãos do GOL de 1944 a 1988. 
- José Pascoal Gomes, 55 anos de Iniciado, Vários Órgãos GOL, Social, Obras Palácio. 
- António Reis, Grão Mestre GOL de 2005 a 2011. 

Todavia, este caminho não é fácil de seguir, durante o percurso da Maçonaria em Portugal houve perseguições, condenações à fogueira, morte, ditaduras, castramento da Liberdade, privação dos Direitos Humanos, e muitos Maçons pagaram com a sua própria vida a defesas destes ideais e valores.  
Desde 1727 que há Maçonaria em Portugal e o Grande Oriente Lusitanos existe desde 1802, a título de exemplo, vamos nomear alguns entre muitos:  
1742 - Jonh Coustos – denunciado à Inquisição, ele e vários membros da Loja são presos, torturados e condenados; 
1817 - Gomes Freire de Andrade – e vários Companheiros são presos, torturados, condenados, conduzidos ao cadafalso e fogueira; 
1820 – Com o retorno do absolutismo, os maçons são perseguidos, encarcerados e executados; 
1921 – Machado Santos, António Granjo, Carlos Maia - Um comando monárquico, fazendo-se transportar na “camioneta fantasma” durante a “noite sangrenta” procede a liquidações de proeminentes figuras republicanas. 
1929 – O Palácio Maçónico é assaltado pela Guarda Republicana e Policia – nova e grande perseguição;
1935 – O GOL resiste à lei de proibir “associações secretas” passa à clandestinidade; 
1937 – O Palácio Maçónico e confiscado e entregue à fascista Legião Portuguesa;  
Talvez, agora, compreendam melhor a ameaça que paira na actualidade de algumas vozes que querem que os maçons se declarem como tal, exigência essa só feita aos maçons, esqueçam propositadamente, as restantes organizações, ordens, clubes ou religião. Com esta intenção reiterada, seria ferido o principal direito dos cidadãos: o direito à livre associação e descrição.  

Também, neste caminho não pode ser esquecido o papel, actividade e acção de muitas mulheres que desde sempre lutaram por ideias de igualdade, direitos cívicos, direitos sociais, direito ao trabalho, direito ao salário, essas mulheres maçons, estiveram na primeira linha do combate e ombrearam com os homens maçons na luta por estas conquistas. 
Muitas delas iniciaram o seu caminho sob os auspícios do Grande Oriente Lusitano, com destaque, entre muitas outras: Carolina Beatriz Ângelo, Ana de Castro Osório, Adelaide Cabete, Maria Veleda. 
Sabemos até que Carolina Beatriz Ângelo e Adelaide Cabete foram depositárias da confiança de seus pares revolucionários a quem estes confiaram o segredo da conspiração republicana. Assim, Carolina e Adelaide coseram as primeiras bandeiras republicanas, que haveriam de ser desfraldadas após a vitória da revolução, ondulando as cores verde e rubra que até hoje permanecem como símbolo nacional. 

Quase certo, que as notícias que vos chegam, através dos órgãos de comunicação social são bem diferentes desta prestigiante história. Só vos chegam as notícias ou de possíveis maçons que tiveram um comportamento ao arrepio do que agora tiveram conhecimento ou de “maçons” com atitudes e acções criminosas, mas a história não pode ser apagada ou reescrita. A actividade da Maçonaria em todos os domínios da vida nacional é notável. Devem-se-lhe as grandes vitórias das ideias progressistas: a abolição da pena de morte e da escravatura, a criação de escolas primárias e escolas secundárias técnicas, a generalização da instrução nas colónias, a criação de orfanatos, a luta contra o clericalismo e a separação do Estado da Igreja, o embrião da laicização das escolas, a criação de associações promotoras da instrução e da assistência segundo novos modelos, a campanha a favor da obrigatoriedade do registo civil, promoção e divulgação dos grandes vultos de Portugal, as leis que autorizam o divórcio, a reformulação do código civil e comercial … Deve-se-lhe até a criação do sistema de jurados na justiça.   
Com certeza, que há maus maçons, alguns que escaparam à rigorosa selecção que é praticada, alguns que por interesses alheios e contra os valores e princípios dos bons costumes, sim há, poucos entre muitos, mas em quase 300 anos de Maçonaria moderna esses maus maçons serão escorraçados do Templo e mais cedo ou mais tarde serão afastados e apontados como os maus companheiros.  

Os maçons, procuram a verdade universal, sobrepõem a espiritualidade ao materialismo, defendem a liberdade e os direitos humanos, a intimidade e convicções pessoais, solidários com os desfavorecidos, querem a fraternidade entre os homens, tolerantes, de isenção política e religiosa, em democracia anseiam a paz entre os povos, defendem a natureza e o universo, buscam o aperfeiçoamento individual na construção do seu próprio templo interior.  
Amados e odiados, temidos e cobiçados, os maçons desde sempre foram perseguidos, e desde sempre resistiram às maiores atrocidades cometidas contra si, perpetuando no tempo a sábia espiritualidade, as colunas dos seus Templos e irradiaram a Luz dos seus valores no Mundo. 

Desde 1908, a Respeitável Loja Estrela D’Alva conta com 104 anos de trabalho regular e apesar de várias perseguições o testemunho foi passando por gerações, numa cadeia de elos formada por homens de todas as condições, na senda dos antigos usos e costumes da Ordem maçónica, em busca do aperfeiçoamento moral e intelectual do individuo e da sociedade, na procura de Verdade, Honra e Progresso e na transmissão dos valores de Tolerância, Solidariedade, afirmando-se contra a injustiça, a intolerância social e religiosa, a corrupção, a falta de ética e moral, as desigualdades sociais e enaltecendo o Mérito, o Trabalho e a Paz. 

Autor: Júlio Verne

Sem comentários: