terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Museu Maçónico Português


O Museu Maçónico Português é uma entidade fundada em 1984, situando-se na Rua do Grémio Lusitano 25, em Lisboa, sede do Grande Oriente Lusitano, uma das mais antigas Obediências maçónicas europeias, fundada em 1802. Ao longo destes anos viu evoluir não apenas seu espólio como também as suas funções e práticas museológicas.

É uma instituição que, através das peças que tem expostas, retracta a História do país e da Europa nos últimos duzentos cinquenta anos. Como museu tem por função de proteger, interpretar e informar sobre os objectos e ideias do passado e através deles fazer uma ponte para o presente. O Museu Maçónico Português é um Museu histórico, especializado, cujo património, raro e insubstituível, tem uma relação estreita com a História portuguesa e europeia, e daí a importância das exposições que apresenta.

Mal foi estabelecida no país a existência legal e pública da instituição maçónica, esta instituição instalou-se, aqui, nesse mesmo ano. Após as perseguições à maçonaria e os assaltos verificados ao Palácio Maçónico - quando as portas foram seladas, na sequência da Lei nº 1901 de 1935 que proibiu as Sociedades Secretas, o edifício foi cedido à Legião Portuguesa. Dissolvido o Grémio, só em 1978, após o 25.4.1974, voltou novamente para estas instalações.

Actualmente, o Museu Maçónico Português, é considerado um dos melhores da Europa na especialidade.

In Dicionário de Maçonaria Portuguesa - A. H. de Oliveira Marques

Sem comentários: